quarta-feira, 21 de maio de 2014

Unimep na comunidade sob outra perspectiva.

O projeto de extensão Unimep na Comunidade aconteceu na Escola Estadual Professor Francisco Mariano da Costa, no bairro Jardim Novo Horizonte. Alunos de diversos cursos foram até a escola ministrar oficinas para alunos e moradores. O contato com a população e com uma realidade diferente da sala de aula traz a todos muito aprendizado.

O curso de pedagogia ofereceu atividades recreativas e educativas, pintura de rosto, jogos e pintura com guache estão entre as atrações. As alunas do quinto semestre de pedagogia, Mayara Oliveira Brás e Adriana de Almeida Santana, afirmam que sair da teoria e adentrar à prática proporciona não só experiência profissional como aprendizado pessoal. “Fomos muito bem recebidas, as crianças estão interagindo mais do que esperávamos. Não estamos só ensinando, estamos aprendendo com eles” concluem as estudantes.

O curso de nutrição levou atrações inusitadas: brigadeiros alternativos, feitos a partir de alimentos diferentes como feijão preto. Bruna Lourenço e Stela Grecchi, alunas do terceiro semestre de nutrição, contam que foi uma experiência diferente. “As pessoas ficaram muito curiosas e após provar e aprovar o sabor, surpresas por saber do que era feito”.

Raiza Cruz de Souza, aluna do quinto semestre de psicologia, diz que já participou de eventos similares e que isso ajuda no relacionamento com a população e que é muito satisfatório pelo carinho recebido em troca de uma simples atitude. Raiza conclui: “É importante para que possamos ver que devemos ser profissionais que pensem no bem da comunidade e não só em dinheiro”.

Os moradores do bairro Novo Horizonte também puderam fazer currículos. Para isso, receberam ajuda dos alunos do curso de tecnologia em Gestão de Recursos Humanos. Isabela Schmidt, aluna do terceiro semestre, conta que a atividade foi legal para praticar o que é aprendido em sala de aula e que, ao conhecer as histórias das pessoas, fica torcendo para que elas encontrem um emprego.

Também foram prestados à comunidade serviços de orientação jurídica, os responsáveis por isso foram os alunos do curso de Direito. Roberta Prestes, aluna do nono semestre, destaca a importância da ligação dos estudantes com a comunidade e conta, também, que além dos adultos algumas crianças também procuraram o setor.

Outro serviço oferecido aos moradores do Novo Horizonte, foi o circuito de saúde, que contou com aferição de pressão, teste de glicemia, pesagem e medição de altura, orientação nutricional, orientação fisioterapêutica e orientação de fonoaudiologia. As alunas do quinto semestre de farmácia deram sua opinião sobre o evento. Nathália de Rezende Borin, que já trabalha na área, diz que foi uma experiência nova e Karolina Arrivabene acredita que o projeto ajudou a ter uma nova visão da profissão.

Em meio a todas essas atividades estavam os alunos do curso de Jornalismo, que ficaram responsáveis por orientar uma oficina de Fanzine e fazer a cobertura jornalística do evento. Joel Felipe Horácio, do terceiro semestre, conta que foi uma experiência muito importante, tanto pessoal quanto profissional, e afirma que foi um meio de treinar o improviso e o raciocínio rápido. “Acredito que isso ajuda a ganhar confiança para eventos futuros”.

Confira algumas fotos do evento:






Texto e fotos de Vanessa Zumstein (3º semestre de Jornalismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário