sexta-feira, 23 de maio de 2014

Crianças do Novo Horizonte participam da Oficina de Fanzine


Fanzine, para quem não conhece, é o termo originário de “fanatic magazine” ou revista editada por um fã: uma técnica que consiste em fazer uma revista ou jornal, utilizando os recursos que tem em mãos, para assim divulgar a sua ideia.

Alguns alunos levaram até a escola Francisco Mariano da Costa, no bairro Jardim Novo Horizonte, a oficina de Fanzine. A intensão era que os participantes fizessem um jornal utilizando folha sulfite, lápis de cor e giz de cera.

Segundo Lucas Jacinto, aluno do 5º semestre de jornalismo, cerca de 40 crianças passaram pela oficina no sábado (17) durante o projeto de extensão Unimep na Comunidade. Lucas, que já teve experiência com oficinas de Fanzine, conta que a expectativa antes do início da atividade é de um público diversificado, com diferentes motivações para estarem ali.

O objetivo da atividade, além de descobrir problemas no bairro, era fazer com que os participantes refletissem sobre a elaboração de um jornal, sobre como todas as disciplinas ensinadas na sala de aula estão entrelaçadas. Passar conhecimentos sobre editoria, carta de leitor, pauta, crítica e pensar o que é relevante para colocar em um jornal.

De acordo com Lucas, foram definidas pautas para os jornais criados pelos alunos: cultura, esporte, escola, um “salve” para a prefeitura e um “salve” para alguém – a editoria foi transformada em “salve”, ou seja, espaço para mandar recados -, e agradecimentos.

“O legal, além de ver que a oficina funcionou, é que mesmo as crianças que tiveram algumas dificuldades e que não tinham tanta capacidade – ou de desenho ou de escrita- fizeram um jornal com conteúdo. Um outro ponto legal foi que além dos alunos, os professores se interessaram pela oficina e querem conversar com a coordenadora do NEPEP (Núcleo de Estudos e Programas e Educação Popular), Márcia Vieira, para fazer da Oficina de Fanzine um projeto e levá-lo a escolas da cidade toda”, finaliza Jacinto.





Texto e fotos de Vanessa Zumstein/3º semestre de Jornalismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário